Porque Terceirizar?

 

Custos, custos e mais custos!

A cada dia mais empreendedores veem a terceirização como uma boa alternativa para suas empresas. Isso acontece porque, ao contratar os serviços terceirizados, o empresário se torna capaz de manter o foco na sua atividade principal e, ao mesmo tempo, garantir benefícios para o desenvolvimento do seu negócio. Ele pode ter uma melhor qualidade das operações, boa produtividade nas principais áreas de atuação, otimização de seu tempo e, principalmente, redução nos custos gerais da organização.

 

Como se da a redução dos custos com a terceirização?

É sabido que a terceirização pode reduzir os custos da empresa, e essa é uma de suas principais vantagens. Terceirizando determinados processos, a empresa pode gastar menos com o desperdício de produtos e máquinas, além de ter um menor custo com rescisões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas. O passivo trabalhista é reduzido drasticamente e existe uma previsibilidade muito maior dos custos mensais que são estabelecidos através dos contratos firmados com as contratadas.

Além do mais, uma empresa terceirizada especializada tem maiores conhecimentos sobre os processos, permitindo maior produtividade ou ganhos de escala, seja com a aplicação de procedimentos e treinamentos específicos e/ou com a utilização os equipamentos/maquinários corretos.

Paralelamente, de forma indireta, as empresas, também podem reduzir os custos com a terceirização através da diminuição da estrutura de RH e Departamento Pessoal, por não terem que se envolver com contratações/demissões dos funcionários e nem gerenciar folhas de pagamento, benefícios e aspectos relacionados a segurança de trabalho.

Que outros pontos garantem a redução de custos?

-Otimização do tempo

Outro benefício da terceirização é a otimização do tempo que ela proporciona. Com a divisão do trabalho realizada com mais fluidez, juntamente com mais qualidade e maior especialização, há um melhor gerenciamento do tempo. Ademais, passam a ser de responsabilidade dos terceirizados processos complexos que demandam muito tempo. Por exemplo: preocupação com as condições de trabalho de uma empresa e seus processos seletivos para novos funcionários.

-Mais eficácia nas áreas de atuação da empresa

A convergência da atenção para os serviços da empresa é um bom ponto na hora de decidir optar ou não pela terceirização de uma atividade. Tal convergência acontece visto que, quando se contrata um serviço terceirizado, as preocupações com serviços secundários são eliminadas. Assim, torna-se possível guardar toda a energia e dedicação de tempo da empresa para voltar para as áreas de atuação do próprio negócio.

-Mais qualidade do serviço

Um outro grande benefício é a especialização de funcionários terceirizados mais qualificados e experientes. Com isso, se garante uma maior qualidade e se reduz consideravelmente as chances de se contratar maus profissionais que não irão trabalhar direito ou que não terão ética com o serviço. A maior qualidade se dá pelo fato de as empresas de terceirização sempre estarem buscando se adequar às tendências dos mercados dentro dos serviços que atuam, o que também garante mais efetividade.

-Maior crescimento

Juntando a melhora na qualidade de serviço, a otimização do tempo e o maior foco na atividade-fim, é bem claro que a empresa que investe em serviços terceirizados tende a crescer e se desenvolver.

No cenário competitivo do mundo moderno, terceirizar um serviço passou a ser sinônimo de mais produtividade e qualidade. Essa prática está cada vez mais comum entre as empresas, sejam grandes, médias ou pequenas, visto que todas elas buscam reduzir os custos e melhorar suas atividades com um serviço eficaz. Dessa maneira, terceirizar garante uma maior tranquilidade para a empresa e também para o cliente, visto que ele será atendido por mão de obra especializada.

Depois de ficar sabendo de todas essas vantagens, você pensa em terceirizar aspectos de seu negócio? Você conhece pessoas que também poderiam se beneficiar deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, pois informação boa não deve ficar restrita!

 

 

Fonte: http://www.aster.com.br/blog/facilities/por-que-a-terceirizacao-e-uma-otima-opcao-para-reduzir-custos/