DICAS

Canela pode ser opção natural contra infecções, aponta estudo

A ciência vive hoje um grande desafio de combater as superbactérias, cada dia mais fortes e resistentes diante dos antibióticos. Por isso, pesquisadores da Universidade Swinburne, na Austrália, realizaram uma pesquisa para descobrir formas de modificar o comportamento dessas bactérias e parece que a canela é uma dessas maneiras.

Como parte do estudo, os pesquisadores investigaram o cinamaldeído, um dos principais componentes do óleo essencial de canela. Assim, eles descobriram que essa substância era capaz de inibir o desenvolvimento de biofilme, uma película pegajosa das bactérias – como a placa que se forma nos dentes – que pode causar infecções persistentes, que resistem até mesmo aos antibióticos mais potentes.

“Nossa hipótese é que o uso de antimicrobianos naturais, como óleos essenciais, pode interferir na formação de biofilme. Assim, nos concentramos no impacto de diferentes concentrações de cinamaldeído em diferentes estágios de desenvolvimento do biofilme”, diz a pesquisadora Sanjida Halim Topa.

Ela testou o efeito de diferentes concentrações de cinamaldeído em biofilmes formados a partir da bactéria patogênica Pseudomonas aeruginosa. Assim, Topa descobriu que uma concentração segura de cinamaldeído conseguia controlar a dispersão da bactéria testada e impedia o desenvolvimento do biofilme.

“Os seres humanos têm uma longa história de uso de produtos naturais para tratar infecções, e há um foco renovado em tais compostos antimicrobianos. Os produtos naturais podem oferecer uma solução promissora para este problema”, diz ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *